Amigos,



No meu blog segue algumas dicas de Português e algumas atualizações sobre a inclusão digital. Postagens feita no intuito de ajudar a esclarecer algumas dúvidas dos meus seguidores.

terça-feira, 1 de junho de 2010

professora usa e-book contra indisciplina no RS

A professora de português Eloisa Menezes Pereira resolveu, aos 35 anos de magistério, dar um "basta" na indisciplina de alguns alunos de uma escola de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul: estimulou os estudantes a produzirem um e-book - livro eletrônico que pode ser lido em computadores e celulares.
Segundo ela, tudo começou quando percebeu que alguns alunos estavam se ofendendo verbalmente e até se agredindo dentro do ambiente escolar. "Decidi trabalhar com eles o tema dos cinco sentidos. Mostrar que a mão não serve apenas para bater, e a boca não foi feita para xingar", contou. Ela propôs, então, que eles escrevessem uma redação, como se fossem contar uma história para seus irmãos mais novos. "Para evitar que criassem textos tristes ou violentos", complementou.
Ao longo do processo de produção das redações, a professora ficou sabendo de um projeto da Editora Plus, o Faça um E-book na Escola. Decidiu se inscrever. A ideia dela foi selecionada, e o livro digital foi editado.
Alguns dos alunos da Escola Estadual Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva, na Vila Barracão, não quiseram escrever, e pediram para fazer desenhos. A professora topou. "Afinal, estávamos trabalhando com os cinco sentidos", disse. Eloisa orientou a turma de 30 estudantes a escrever cada um dos textos quatro vezes, já que, segundo ela, o foco da atividade também era treinar a língua portuguesa.
"Isso era inédito para os alunos, eles não conheciam o livro eletrônico, nem eu mesma conhecia. Ficaram entusiasmados", contou Eloisa. O livro Brincando com os Sentidos foi publicado no site da editora em outubro do ano passado, reunindo as redações e desenhos de todos os estudantes.
Para a professora Eloisa, a atividade foi fundamental para que os alunos mudassem o comportamento em sala de aula. "Eles se tornaram mais obedientes. A escola ficou com uma imagem muito boa após concluirmos o e-book", disse.
De acordo com o editor da Plus, Eduardo Melo, a publicação da turma de Eloisa foi a primeira do projeto E-book na Escola. Até o começo deste mês, mais três livros haviam sido editados: Diga sim à paz!, de uma escola de Cubatão (SP); Aprendendo com o bairro Ipanema, escritos por alunos de Porto Alegre (RS) e Juripiranga, este é o meu lugar, por estudantes de Juripiranga (PB). Todas as publicações podem ser baixadas, de graça, no site da editora.
O livro dos alunos paraibanos ganhou uma tradução em italiano. Segundo o editor, um dos colaboradores do site da editora dá aulas de português na Itália, e decidiu levar o livro como material de apoio. Os estudantes italianos gostaram tanto da publicação que decidiram fazer a versão Juripiranga - questo è il mio posto.
O projeto da editora Plus permanece na ativa, embora, no começo deste mês, nenhum livro feito por alunos estivesse sendo editado. "A alavancada é maior no segundo semestre do ano, quando as turmas ficam mais sossegadas", afirmou o editor Eduardo.
Segundo ele, se algum professor, de qualquer lugar do País, quiser participar do projeto, basta se inscrever no site da editora. "Outros funcionários da escola também podem se inscrever, mas a preferência é que os professores o façam", comentou.

http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI4463065-EI8266,00-vc+reporter+professora+usa+ebook+contra+indisciplina+no+RS.html